Comunidade Cabana a serviço da Paróquia São Benedito há 44 anos

Movimento jovem é o considerado o mais antigo do Brasil.

 Na caminhada rumo ao Centenário da Paróquia São Benedito, várias pastorais e movimentos passaram e deixaram sua colaboração e sua marca na história. Dentre elas, destacamos a Comunidade de Jovens “Cabana”, que é considerado o movimento jovem mais antigo da nossa Arquidiocese.

A CABANA (abreviação de Comunidade Brasil Novo) está atuando na Paróquia São Benedito desde o dia 30 de maio de 1971, quando um jovem que havia saído do 1º TLC da Diocese de Botucatu, realizado uma semana antes (de 21 a 23 de maio), resolveu levar os jovens avareenses mais próximos da Comunidade Paroquial. A partir daí, a Comunidade Cabana cresceu muito e acabou tornando-se um enorme suporte ao TLC até os dias atuais.

Durante a caminhada de apoio à Paróquia São Benedito, que está prestes a completar 45 anos, a Comunidade Cabana sempre se fez presente nas atividades paroquiais. Os jovens que participam do movimento, atuam nas celebrações eucarísticas, como acólitos, liturgistas, comentaristas, catequistas, dizimistas entre outras atividades.

Mas a principal marca desses jovens é a força de vontade e a “alegria da juventude” que se mostra em todos os momentos que a Paróquia precisa, e na 98ª Festa do Padroeiro não foi diferente. Os jovens arregaçaram as mangas e deram suporte à Paróquia durante a festa. Mais uma vez foram responsáveis pela barraca do suco de laranja e também colaboraram como garçons e vendedores de bingos.

Durante a festa, notou-se também a colaboração de várias pessoas que, após passarem pela Comunidade Cabana, deram continuidade na vivência cristã e estão atuando em diversas outras frentes da Paróquia, como o ministério eucarístico (Edson Leandro), coordenação da Catequese (Adalberto), música (José Gustavo), comissão de festas (Adriano e Camila), ECC, TLC entre outras.

Cabana ontem e hoje1Cabana ontem e hoje2Nessas fotos da Festa da Primavera de 2015, o pessoal do TLC, César, Hiléia e Dionete (barraca do hot-dog), aparecem juntamente com o residente da Instituição Padre Emílio Immoos, Alexandre (Xandão), que participavam juntos da Comunidade Cabana entre 1995 e 2005 e ainda hoje atuam na Paróquia, agora em outras pastorais. Na outra, os jovens que abrilhantam a Comunidade nos dias de hoje.

“É importante ver a presença e a força dos jovens atuando ao lado dos adultos nos trabalhos da Paróquia. Sempre temos de incentivar, ter paciência e ajudar a juventude a levar o espírito de Cristo em tudo o que eles vão fazer. As demais pastorais e movimentos necessitarão em breve desses operários de Cristo. E esses jovens que atuaram ao longo desses 44 anos, juntamente com esses jovens que estão batalhando pela Comunidade nos dias de hoje, merecem todo o nosso respeito e gratidão.”

Administrador About Administrador
Administrador do blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *