À luz do lema dos telecistas é possível encontrar uma inspiração capaz de modificar o rumo de nossas vidas. Vislumbrar o futuro sem se desligar do presente fitando o olhar em um mundo melhor e lutar com o passo resoluto do soldado que caminha para a batalha, essa, talvez, seja a interpretação mais legítima do jargão.
As pessoas vivem perambulando por aí sem uma proposta de vida íntegra. Muitas vidas são levadas pela onda vazia das variadas formas de ilusões oferecidas pelo mundo. Não há sentido nem disposição de superação para muitos. A preciosa vida que Deus, em sua infinita misericórdia, nos dá, nem sempre O recompensa por tão grande amor e bondade. Deus, apesar de soprar e nos fazer viver, fica o tempo todo velando por nossa conversão e nos dá possibilidades de mudanças para aproveitarmos nossas vidas de maneira plena e digna.
Ser cristão hoje significa enfrentar um ambiente absolutamente adverso e lutar com todas as suas forças para se manter em pé num mundo repleto de armadilhas. Os jovens, em busca de seus sonhos, se esquecem que são os responsáveis pela construção do reino de Deus e não observam o curso avassalador do poderoso processo de descristianização imposto como a nova ordem mundial. Desinteressados por essas questões e bitolados em pormenores isolados, alguns jovens ocupam seu valioso tempo com as ilusões passageiras e acabam permitindo que suas vidas escapem pelo ralo da intolerância e da miséria humana.
De outro lado, diante da gigantesca onda de relativização das coisas, existe o protesto silencioso daqueles que nutrem a esperança e a convicção de que apenas um mundo assentado nos valores cristãos pode nos trazer vida completa.
Ao nosso redor é fácil enxergar que as portas estão fechadas para o idealismo. Não é nada fácil incluir na agenda de debates do mundo o tema Jesus Cristo. Fecham-se as portas quando o assunto é dedicado à Ele. Parece haver uma arquitetada ação de desarticulação do discurso de Cristo. Em toda parte isso vem acontecendo e os jovens às vezes nem percebem. Na Europa tiraram Deus da Constituição Política, no Brasil querem deixar o país órfão, sem a padroeira Nossa Senhora Aparecida. Em nossas casas, basta ligar os canais de televisão e dar de cara com a ridicularizarão dos nossos padres que aparecem sempre com cara de bobos nas novelas. No BBB (Brasileiro Burro e Besta) nos é feito um convite para quebrarmos todos os princípios éticos, de convivência familiar e respeito ao próximo, que no jogo é somente um concorrente. Na brincadeira da casa mais vigiada do Brasil, está a manifestação odiosa contra tudo aquilo que aprendemos no altar da Santa Igreja.
O que nos resta? Coragem para enfrentar tudo isso como filhos legítimos da Luz para iluminar esse mundo de trevas. Dedicação pela Igreja, mesmo que alguém tente matar isso em você com palavras de desânimo. Humildade para nos colocarmos em nossos devidos lugares e fazermos o melhor em nossas missões. Defender a todo custo o nome Santo de Jesus Cristo e exaltá-lo em todos os ambientes. A oração não é a alavanca que move o coração de Deus? Por isso reze o tempo todo, na igreja, no trabalho, em silencio, em grupo, pelos outros e lute contra o pecado em vista da nossa condição de pecadores frágeis.
A nossa missão é das mais nobres e é o próprio Cristo quem escolhe seus verdadeiros seguidores. A capacidade de indignação com a realidade e o desejo de fazer sempre mais para melhorar o mundo é que nos movem a buscar sempre novas formas de resgatar e valorizar a vida que Deus nos deu. E Deus também nos deu uma graça que à poucos revela, a graça de pensar SEMPRE MAIS ALTO.
Marcelo José Ortega, 141
About Marcelo Ortega
Católico atuante, tesoureiro do subsecretariado do TLC de Avaré.
Twitter •