Chegou a hora! A Páscoa esta chegando!

A grande meta da quaresma é a Páscoa – festa central do cristianismo, ponto alto do ano litúrgico. Neste tempo assumimos percorrer com Jesus, o caminho da provação e da cruz e vamos recebendo a força e a alegria do seu Espírito para proclamarmos a vitória da vida, enquanto lutamos contra todas as forças de violência, de injustiça e morte que, dolorosamente persistem no mundo.
“A linguagem da Cruz é loucura para os que se perdem, mas para os que se salvam, isto é, para nós, é força divina” (I Cor 1,18) Para quem não crê em Cristo,  a cruz absurdo inaceitável, mas para quem o segue e o ama “é força divina”, poder que redime, que salva e santifica.
“Salve, ó Cruz, fonte de vida, ó invencível troféu da piedade, ó Porta do paraíso, conforto dos fiéis, baluarte da Igreja! Por ti foi aniquilada a corrupção, tragado e destruído o poder da morte; fomos elevados da terra ao céu”. (Liturgia Oriental)
Santo Agostinho escreve também sobre a verdade da Cruz e o amor do Pai: “Como nos amastes, ó Pai bondoso! Não perdoastes ao vosso Filho único: entregaste-o à morte por nós, ímpios pecadores! Como nos amastes! Foi por nosso amor que ele, não tendo como usurpação o ser igual a vós, se fez por nós obediente até à morte e morte de cruz, ele, o único que,  entre os mortos, estava isento da morte, o único que tinha o poder de entregar a vida e de retomá-la! Foi, diante de vós, o nosso vencedor e vítima: e saiu vencedor porque foi vítima. Foi, diante de vós o nosso Sacerdote e sacrifício: e foi sacerdote por que foi sacrifício. De escravos fez-nos vossos filhos; e serviu-nos, apesar de ter nascido de vós. Com razão nele coloco toda a minha firme confiança, esperando que curareis todas as minhas enfermidades por intermédio daquele que, sentado à vossa direita, intercede por nós. Sem ele eu desesperaria!”
Cada celebração quaresmal, deve ser uma forte experiência desta caminhada pascal, para que possamos fazer de nossa vida uma páscoa contínua.
A quaresma é um grito de um Deus apaixonado por nós. Que ama antes de tudo, apesar de tudo, como somos e para sempre. Um amor que cura, que perdoa, que liberdade, que dá a própria vida pelos seus filhos (as).
A Palavra de Deus nesse tempo quaresmal constitui-se num valioso itinerário de fé e adesão crescente, consciente e livre, ao projeto de Jesus: um Reino de vida, de amor e de justiça.
Nossa vida deve ser tornar  uma oferta de louvor, um sacrifício espiritual que apresentamos continuamente ao Pai , em união com Jesus, o servo pobre e sofredor.E, assim, por ele, com ele e nele o Pai seja louvado e glorificado.
Toda esta vivência quaresmal só terá sentido como preparação da páscoa, com as celebrações do Tríduo Pascal e sobretudo da Vigília pascal, a “mãe de todas as vigílias”, que por ser tão importante merece ser cuidadosamente preparada, seja profundamente vivida pala comunidade, “como festa verdadeira e acontecimento inesquecível” !
(…)
Está chegando a hora! Prepara-se, já estamos às portas de Jerusalém!

Padre Oswaldo Gerolin Filho
Portal Católico
www.portalcatolico.org.br

Administrador About Administrador
Administrador do blog

Um comentário sobre “Chegou a hora! A Páscoa esta chegando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *