Outro dia, conversando com minhas filhas menores a respeito das pessoas que não querem saber de Deus, tive um “estalo” e acabei dando a seguinte explicação: Disse que o homem tem total liberdade para escolher se quer ou não seguir a Deus, o amor d’Ele é grande e muito intenso justamente para com aqueles que o renegam; pois são os que mais precisam. Mas disse que Ele respeita a vontade de cada pessoa e o que Deus quer, é que nós sejamos felizes e para isso Ele nos mostra o caminho, nos dá a liberdade de escolha e acabei lembrando de um episódio recente que ocorreu conosco.
No Natal, minha filha ganhou um brinquedo para fazer sorvete, passados alguns dias finalmente eu atendi os pedidos para estrear o brinquedo com elas e começamos a montar a sorveteira a olho. Não deu certo, algo saiu errado. Foi quando eu peguei o manual de instruções e segui passo a passo até que o primeiro sorvete saísse certinho. Foi um sucesso e uma lição. Disse para elas que todo brinquedo, todo joguinho que elas possuíam, vinham com um manual de instruções para que elas lessem, aprendessem corretamente o procedimento de operação e por último começassem a jogar ou brincar sem prejudicar o brinquedo ou a elas mesmas. Falei também que qualquer eletrodoméstico também possuía um manual de instruções e que uma vez eu cheguei a queimar uma batedeira por não prestar atenção na voltagem do aparelho.
Elas entenderam muito bem até aí, e perguntaram o que isso tinha a ver com as pessoas que não queriam seguir Jesus, e foi aí que eu completei a explicação…
Deus é nosso criador, “nosso fabricante” e conhece-nos como ninguém. Em sua infinita sabedoria Ele também nos enviou com um manual completo de instruções: a Bíblia. Quem lê, medita e pratica, “não queima”, “não quebra”, “não estraga”, ao contrário funciona direitinho.
As pessoas que se negam a seguir Jesus, na grande maioria das vezes, alegam que é muito difícil, que tem muitas exigências, que não podem fazer nada. Elas tem a ideia errada de que Deus só proíbe, que a vida tem que ser sem graça vivida num rígido padrão de normas e condutas. Elas dizem que as coisas boas ficam de fora, que o gostoso é aproveitar intensamente a vida sem se preocupar com as consequências e que com Deus isso não é possível.
Se as coisas fossem assim, com certeza Deus não seria Pai , mas sim um carrasco. Se fosse assim as pessoas que creem, amam e seguem Jesus seriam idiotas. Só que a realidade é outra. Só são plenamente felizes, realizadas e livres justamente as pessoas que um dia aceitaram Jesus, que o colocaram em primeiro lugar em suas vidas e deixaram que ele cuidasse delas. São as pessoas que não têm medo do futuro porque sabem que a vida eterna as espera. Não temem o presente porque sabem que Deus cuida delas, conhecendo cada necessidade, conhecendo o que está dentro dos seus corações.
São alegres, “aproveitam a vida ” só que sem o pecado, sem precisar seguir o padrão do mundo, pois não é o dinheiro, a fama, a bebida, a droga, a orgia que trazem a felicidade, mas é a paz que tem aquelas pessoas que seguem a Jesus.
Quem tem Jesus não precisa ir para um mosteiro e se isolar, ao contrário, tem que estar com pessoas, vivendo da maneira correta, podendo ir ao shopping, cinema, jogo de futebol, praia, viajar, trabalhar, estudar testemunhando que é uma nova criatura, que o sangue de Jesus transformou e que é feliz porque tem Jesus. E que as pessoas “que negam Jesus” continuam buscando a felicidade no mundo e não a encontrarão.
Todo o Caminho está escrito em nosso manual de instruções, a Palavra de Deus, sugeri que elas nunca o abandonassem e seriam felizes.
About Administrador
Administrador do blog
Twitter •
Um comentário sobre “O Manual de Instruções”
Gostei demais….. eis uma bela reflexão para todos nós!
Vou ler no meu encontro com os catequizandos.
Parabéns!!! DEUS abençõe!