Atividades do TLC e Mini-TLC de Avaré

Reunião mensal TLC e Mini para paroquianos da Nossa Senhora de Fátima – todo 2° domingo do mês, após a missa da noite (20h30)

Para estar sempre atualizado sobre nossas atividades, é só curtir a página pública do TLC de Avaré:

curtir-pagina

 Se for telecista, peça para alguém da coordenação te colocar no grupo do TLC Avaré no Facebook.

Pode ainda acompanhar as atividades pelo nosso grupo no Whatsapp

whatsapp

Ou seguir-nos no Twitter @tlcavare

 

Twitter_bird

Projeto social fixo: mensalmente, cada telecista doar 1 pacote de fralda geriátrica tamanho “G” ou “GG”.

Visite-nos novamente, estamos sempre com novidades.

Endereços:

Asilo São Vicente – R Mato Grosso , 1146 – Centro – Avaré, SP – Cep: 18700-150

Capela Santo Antônio: Largo Santa Cruz.
Rua Rio Grande do Norte 1259 (Entre as ruas São Paulo e a Domiciano Santana)

Cursos de 2015.

1° TLC de Cerqueira César

273

Realizou-se nos dias 12 a 15 de novembro o 273° TLC da Arquidiocese de Botucatu, primeiro TLC de Cerqueira César.
Cerqueira, juntamente com Águas de Santa Bárbara, Arandu, Iaras e Avaré, faz parte da Região Pastoral 2, coordenada pelo subsecretariado do TLC de Avaré.
O curso foi chefiado pela Gilsilene Leonardo de Oliveira (Gil), e teve como tema “Minha essência é exalar teu cheiro”.

273cursistas-dirigentes-avare
Cursistas e dirigentes de Avaré que participaram do 273

 

Comunidade Cabana a serviço da Paróquia São Benedito há 44 anos

Movimento jovem é o considerado o mais antigo do Brasil.

 Na caminhada rumo ao Centenário da Paróquia São Benedito, várias pastorais e movimentos passaram e deixaram sua colaboração e sua marca na história. Dentre elas, destacamos a Comunidade de Jovens “Cabana”, que é considerado o movimento jovem mais antigo da nossa Arquidiocese.

A CABANA (abreviação de Comunidade Brasil Novo) está atuando na Paróquia São Benedito desde o dia 30 de maio de 1971, quando um jovem que havia saído do 1º TLC da Diocese de Botucatu, realizado uma semana antes (de 21 a 23 de maio), resolveu levar os jovens avareenses mais próximos da Comunidade Paroquial. A partir daí, a Comunidade Cabana cresceu muito e acabou tornando-se um enorme suporte ao TLC até os dias atuais.

Durante a caminhada de apoio à Paróquia São Benedito, que está prestes a completar 45 anos, a Comunidade Cabana sempre se fez presente nas atividades paroquiais. Os jovens que participam do movimento, atuam nas celebrações eucarísticas, como acólitos, liturgistas, comentaristas, catequistas, dizimistas entre outras atividades.

Mas a principal marca desses jovens é a força de vontade e a “alegria da juventude” que se mostra em todos os momentos que a Paróquia precisa, e na 98ª Festa do Padroeiro não foi diferente. Os jovens arregaçaram as mangas e deram suporte à Paróquia durante a festa. Mais uma vez foram responsáveis pela barraca do suco de laranja e também colaboraram como garçons e vendedores de bingos.

Durante a festa, notou-se também a colaboração de várias pessoas que, após passarem pela Comunidade Cabana, deram continuidade na vivência cristã e estão atuando em diversas outras frentes da Paróquia, como o ministério eucarístico (Edson Leandro), coordenação da Catequese (Adalberto), música (José Gustavo), comissão de festas (Adriano e Camila), ECC, TLC entre outras.

Cabana ontem e hoje1Cabana ontem e hoje2Nessas fotos da Festa da Primavera de 2015, o pessoal do TLC, César, Hiléia e Dionete (barraca do hot-dog), aparecem juntamente com o residente da Instituição Padre Emílio Immoos, Alexandre (Xandão), que participavam juntos da Comunidade Cabana entre 1995 e 2005 e ainda hoje atuam na Paróquia, agora em outras pastorais. Na outra, os jovens que abrilhantam a Comunidade nos dias de hoje.

“É importante ver a presença e a força dos jovens atuando ao lado dos adultos nos trabalhos da Paróquia. Sempre temos de incentivar, ter paciência e ajudar a juventude a levar o espírito de Cristo em tudo o que eles vão fazer. As demais pastorais e movimentos necessitarão em breve desses operários de Cristo. E esses jovens que atuaram ao longo desses 44 anos, juntamente com esses jovens que estão batalhando pela Comunidade nos dias de hoje, merecem todo o nosso respeito e gratidão.”

Curso de Formação para Dirigentes do TLC é realizado com sucesso

Foi realizado no último domingo (06/06), no anexo da Paróquia São José, mais um Curso de Formação para dirigentes do TLC (Treinamento de Liderança Cristã). O curso contou com a participação de 50 líderes cristãos que, durante o dia todo, trocaram experiências, tiraram dúvidas e conheceram as formas de montagem de um curso de TLC.

Participaram do evento jovens de Avaré, Cerqueira César e Iaras
Participaram do evento jovens de Avaré, Cerqueira César e Iaras

Iniciando-se com a Santa Missa, celebrada pelo Padre Donisete, o curso de formação deu prosseguimento até o final da tarde, com diversas palestras e atividades ligadas à formação de dirigentes, ensinando-lhes a história do movimento, a mensagem doutrinária, como o dirigente deve se portar e muitas outras atividades e funções de um curso.

Esse curso foi o primeiro realizado pela coordenação de Avaré com 100% dos participantes “telecistas” residentes na RP-2 (Região Pastoral 2 – Avaré, Águas Sta. Bárbara, Arandu, Cerqueira e Iaras). O destaque especial do curso de formação foi a presença de líderes que já participaram do TLC em outras épocas e estão retornando ao movimento, além da participação descontraída do pessoal que comandou a cozinha, para uma palestra de muita alegria e descontração, nos ensinando através da simplicidade.